:: Sejam bem-vindos...

O objetivo desse blog é publicar todos os conceitos elaborados e sintetizados ao longo dos quase 15 anos de prática e estudos em Estratégia & Gestão. Sou admiradora de sínteses e esquemáticos que muitas vezes, ou quase sempre, conseguem auxiliar o entendimento daqueles que buscam conhecimento. Meu grande objetivo é o “diferencial”: elaborar esquemas visuais que possam ajudar no entendimento da prática da gestão, governança e estratégia.

Uma imagem vale mais que mil palavras.”
Confúcio, filósofo chinês viveu em 470 a.C

Esse blog foi lançado em 28/12/2009

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

:: O que é SERVIÇO?




Ao reposicionarmos os 4Ps (Pessoas, Processos, Produtos e Parcerias), agrupá-los e; ao envolvê-los por uma fina camada de marketing; teremos então um SERVIÇO. Parece uma definição simples demais, mas é exatamente isso que acontece: os 4Ps somados, estruturados e alinhados estrategicamente são capazes de “conceber” um SERVIÇO e torná-lo um sucesso – ou um insucesso.

Utilizando definições mais acadêmicas, pode-se entender SERVIÇO da seguinte forma:

“Atividades, benefícios ou satisfações que são colocados à venda ou proporcionados em conexão com a venda de bens.” (American Marketing Association, 1960).

“Quaisquer atividades colocadas à venda que proporcionem benefícios e satisfações valiosas; atividades que o cliente prefira ou não possa realizar por si próprio.” (Bessom, 1973).

“Uma atividade colocada à venda que gera benefícios e satisfações, sem levar a uma mudança física na forma de um bem.” (Stanton, 1974).

“Qualquer atividade ou benefício que uma parte possa oferecer a uma outra, que seja essencialmente intangível e que não resulte propriedade de alguma coisa. Sua produção pode ou não estar ligada a um produto físico.” (Kotler, 1988).

“Serviço ao cliente significa todos os aspectos, atitudes e informações que ampliem a capacidade do cliente de compreender o valor potencial de um bem ou serviço essencial.” (Uttal e Davidow, 1991).

E ainda, complementando com alguma especificidade da Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação:

Na ITIL V2, um serviço de TI é definido como “um ou mais sistemas de TI que habilitam um processo de negócio”, devendo-se levar em conta que um sistema de TI é uma combinação de hardware, software, facilidades, processos e pessoas.

Na ITIL V3, um serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando os resultados que os clientes querem alcançar, sem ter que assumir os custos e riscos.

Concluindo: Pode-se entender que um serviço é uma ação executada por alguém ou por alguma coisa, caracterizando-se por ser uma experiência intangível, produzido ao mesmo tempo em que é consumido, não podendo ser armazenado, e apresentando dificuldades para ser produzido em massa ou atender mercados de massa. As características que diferenciam os serviços dos produtos são: a intangibilidade, a indivisibilidade, a variabilidade e a perecibilidade. Ademais, o critério de satisfação é diferente, e o cliente participa desse processo.

17 comentários:

  1. A compilação de conceitos neste texto direto foi sensacional! Obrigado, Mario

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Alexandra, gostei muito do seu texto.
    Você tem alguma coisa escrita focando na diferença dos serviços publicos e privados?

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Nathália, obrigada!

    Não tenho conteúdo sobre a diferença dos serviços públicos e privados. Sinceramente, ao falarmos de GSTI não vejo diferença! Tudo é SERVIÇO.

    Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Acho que encontrei algo que resolve minha vida, sempre que alguém tenta me explicar alguma coisa tento formar uma imagem, e seu método é a materialização dos meus pensamentos! Isso é bom demais, adorei a forma de expor seus pensamentos, principalmente por não se restringir à palavras. ;)

    ResponderExcluir
  5. Felipe Antônio, que ótimo que pude ajudá-lo. É sempre bom estruturar modelos visuais para melhorar o entendimento de quem escreve e de quem lê. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Texto simples e muito bem explicado.

    Obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  7. Rafael Beazin, obrigada pelo retorno. Sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Alberto Boane
    Sou Docente de Marketing e Servicos em Mocambique, na Universidade Eduardo Mondlane, a mais antiga do pais, sempre procure me actualizar atraves da biblioteca virtual, e confesso que seu blog esta num ritmo. simples, directo e explicativo - regras da ciencia. Estas de Parabens Hutner.

    meu mail e albertoboane21@gmail.com, para trocarmos algumas impressoes, gostei muito do seu perfil, e se possivel convidar ao longo da nossa conversa para dar uma Palestra ca em Mocambique.

    Cpts.
    Alberto Boane

    ResponderExcluir
  9. Mandei lhe pedido no Skype - Alberto Luis Boane, para trocar alguns pontos.

    ResponderExcluir
  10. Alberto, obrigada. Fico feliz pelo seus comentários. Palestro em todo o Brasil, mas em outro continente ainda é uma ótima novidade. Até breve e obrigada pela oportunidade de compartilhar sempre!

    ResponderExcluir
  11. Prazer sou o Kleuber,

    Estou Estagiando na área de GSTI e temos um projeto a fazer, em uma reunião colocamos em pauta esse conceito do que seria um serviço, e há dias que procuramos uma resposta mais direta, encontro aqui o que procurava, tenho a certeza que com esse texto iremos dar continuidade no projeto, sabendo o significado de serviço que faltava para maior sucesso do nosso catálogo de serviços.

    Obrigado.
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleuber, obrigada! Fico feliz em ter contribuído para seu projeto. Abraço e sucesso!!!

      Excluir
  12. Prazer Sou Wallace,

    Coordeno uma Equipe de Service Desk dentro do GPA, e seu texto foi usado como pauta de reunião com a equipe para ajudar referente ao conceito, parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wallace, obrigada! Fico bastante feliz por ter contribuído para o Service Desk da GPA. Tenho realizado várias palestras pelo Brasil falando sobre esse tema. Abraço e sucesso!

      Excluir
  13. Alexandra,
    O esquema visual apresentado por Você, para explicar o conceito de serviços, faz a diferença e facilita o entendimento do conceito, alinhando os 4Ps, pessoas, processos, produtos e parcerias, remetendo a uma visão mercadológica com ampla possibilidade de visualizar as características, vantagens e benefícios que podem ser gerados quando os 4Ps são devidamente focados numa organização.
    Bons frutos na sua caminhada!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, apesar dos tempo da publicação ainda sim traz um conceito bem estruturado e claro.

    ResponderExcluir