A busca pela excelência na Gestão de uma Organização começa, primordialmente, pela definição do negócio e das suas Estratégias. Um empreendedor deve saber responder duas perguntas: Qual o seu negócio? O que você deve fazer para que ele tenha sucesso com sustentabilidade? Responder essas questões significa dar a Direção à Organização. Porém não basta possuir estratégias bem definidas, é preciso desdobrá-las através da Integração das bases Organizacionais: Produtos, Pessoas, Processos e Parcerias. E para isso só existe um caminho que não se pode deixar de trilhar: a Comunicação.
PESSOAS
Quem são? Usuário, clientes, comitês, equipes e gestores.
Quais as ferramentas? Treinamento, comunicação, conscientização, clara definição de papéis e responsabilidades, lideranças preparadas e comprometimento total.
PRODUTOS (Tecnologia)
O Que são? Ferramentas e produtos tecnológicos para suportar a gestão da organização de forma dinâmica e em tempo real.
Quais são? Soluções para Service Desk, CRM, ERP, Gestão do Conhecimento, Conectividade, Gestão de Projetos, Intranel, Internet, Infra-estrutura tecnológica dentre várias outras.
PROCESSOS
O Que são? Os processos são formados por diversas atividades que interagem para o alcance do objetivo especificado e a geração do resultado desejado. São, normalmente, conectados entre si e realizados por agentes com o fim de satisfazer um propósito ou alcançar uma meta. Pode-se dizer que os processos são o mais alto nível de definição de atividades de uma organização e independem da hierarquia – Processos são transversais!
Quais são? Inúmeros, e estão intimamente ligados ao cenário e perfil da organização. Mas - o mais importante! - é verificar sempre os serviços e/ou produtos finais ofertados pela organização, seu ciclo de vida e; então; os processos necessários para garantir a satisfação do cliente final na entrega dos serviços e/ou produtos & no suporte.
PARCERIAS
Quem são? Parcerias estratégicas atualmente podem ser consideradas um grande diferencial competitivo para as organizações. Temos claramente uma evolução de cadeia de valor para rede de valor, isso acontece quando se incorpora os relacionamentos com fornecedores, provedores, clientes, negócios diferenciados na composição dos serviços e/ou produtos. É a Gestão de Parcerias como um indicador base para os negócios da corporação.
Quais são? Fornecedores (commodity, táticos, operacionais e estratégicos), parceiros, governo, acionistas, colaboradores, terceiros, dentre outros.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Alexandra,
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa.
Excelente texto, gostei muito.
Gde abço
Afonso M. Ligório Jr (Bores)