Uma gestão estruturada e consolidada é; sem dúvida; o pré-requisito para se ter um negócio altamente sustentável. E mais, não basta utilizar-se de modelos tradicionais, pois grande parte deles já não mais funciona. Estamos em uma nova geração e precisamos de modelos inovativos dotados de uma visão mais integrada.
Sustentabilidade, no conceito mais amplo da palavra, extrapola completamente o escopo de longevidade de uma empresa. Prevê a gestão estabelecida sobre três bases de igual importância e sustentação: a prosperidade da empresa, a qualidade ambiental dos sistemas que a envolvem e a eqüidade social das comunidades em que ela atua. Por denotar tal amplitude, os conceitos de sustentabilidade estão inseridos em todos os tipos de negócios, em suas estratégias e valores. É preciso pensar em sustentabilidade e em gestão concomitantemente e mais, em vários momentos, eles acabam se fundindo.
A chave para isso é adotar modelos de gestão focados na “Integração”. E para tanto é necessário pensar – planejar – o “todo”. Planejar a empresa como um organismo vivo articulado em redes de relacionamento.
“O todo é mais do que a soma das partes.” Aristóteles.
Profa. a Senhora poderia me orientar em um artigo nessa área de gestão? Terminei a pouco uma MBA em Gestão de TI pela UFRN, coordenado pelo Prof. Manoel Veras, autor dos livros Datacenter e Virtualização. Desejo fazer um mestrado, mas, para isso tenho que ter alguns artigos publicados. A senhora é uma referencia nessa área e seria uma satisfação poder ser orientado pela senhora. meu e-mail é edilson.melo@gmail.com
ResponderExcluir