Por isso que a obtenção da certificação demanda a estruturação detalhada de um Projeto, que se conjugado às doze dicas básicas procurará garantir que sua empresa alcance com sucesso a ISO/IEC 20.000.
Resumidamente, as dicas são:
- Treinar a equipe nas melhores práticas da biblioteca ITIL V3 (Information Technology Infrastructure Library) e ter pelo menos 20% das pessoas envolvidas certificadas como ITIL V3 Foundation;
- Iniciar a implantação pelo Service Desk, garantindo a utilização de um aplicativo que permita introduzir pelo menos os processos essenciais da gestão, que são: Gestão de Incidentes, Gestão de Requisição de Serviços, Gestão do Nível de Serviço, Gestão da Configuração e de Ativo de Serviço, Gestão de Problemas e Gestão de Mudanças;
- Estruturar um time interno que vista a camisa e, se possível, contar com uma consultoria externa que tenha metodologia adequada para buscar os resultados pretendidos;
- Ter em mãos algumas ferramentas básicas como: o Planejamento Estratégico (da empresa e/ou da TI), a Análise de Riscos, a Política de Segurança da Informação aderente ao negócio, o Portfólio de Serviços e os Contratos com Clientes e Fornecedores;
- Estruturar, implantar e aculturar a Organização com bases na Gestão do Conhecimento (desde o simples registro até a tomada de decisão a partir da inteligência gerada). Uma intranet bem estruturada pode ser uma boa solução para começar a documentação, além obviamente, dos demais sistemas integrados;
- Implantar o Sistema de Gestão baseado em PDCA (em inglês Plan, Do, Check e Action), investindo intensamente na obtenção de relatórios gerenciais pré-formatados de todas as informações existentes para garantir tomadas de decisões ágeis e baseadas em números reais;
- Criar o Service Desk e as equipes de apoio em níveis estrategicamente elaborados, e sempre estimular todos os envolvidos a crescerem continuamente e de forma integrada, de modo a difundir o aprendizado e as informações relevantes ao bom andamento do negócio;
- Desenhar os processos aderentes ao negócio, sempre respeitando e adequando (quando necessário) a Estrutura e a Cultura Organizacionais;
- Implementar reuniões estratégicas, táticas e operacionais, integrando-as;
- Criar um líder para cada processo e estimular a capacitação técnica para os líderes de processos mais operacionais. Um Gestor Executivo - participativo e integrado a todos os processos do Sistema de Gestão - faz toda a diferença;
- Obter o apoio pleno e a participação da direção da Organização;
- Lembrar que comunicação e transparência são palavras chaves para o sucesso!
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