Os serviços,
sobretudo àqueles que envolvem TI, herdam todos os desafios inerentes aos quatro
atributos que os diferem dos bens:
Os serviços
são intangíveis, pois o resultado não é simplesmente um produto físico
que pode ser tocado, sentido, observado, provado, apalpado, ouvido ou cheirado antes
de serem adquiridos. São indivisíveis (inseparáveis) por que não se pode
separar o processo de fabricação do serviço, do prestador, do cliente e até
mesmo – por vezes – de outros clientes. São altamente variáveis, pois o
mesmo serviço pode ser executado de formas diferentes ou com qualidades
distintas. E finalmente, os serviços são perecíveis e por isso não podem
ser armazenados para venda ou utilização posterior. Que desafio!
Avaliando
cada atributo de forma individual, ganha-se um entendimento mais amplo daquele
que será o setor de ponta da indústria nessa década: a indústria de serviços.
Se já não é! Com o advento da terceira revolução industrial e com o crescimento
da utilização da internet, a demanda e o fluxo de informação aumentaram
exponencialmente. Levando a patamares imensuráveis o conhecimento, a prestação
de serviços e as pessoas altamente especializadas.
Mas como
podemos definir serviço?
Talvez a
forma mais simples de traduzi-lo seja como ações e desempenhos produzidos por uma
entidade ou pessoa, para outra entidade ou pessoa, na intenção da geração de
valor para quem o adquire. Evidenciando sua condição de ser produzido e
consumido ao mesmo tempo, tornando o fornecedor e o consumidor coprodutores do
serviço. Bons exemplos são serviços de consultorias, treinamentos, manutenção
de equipamentos ou mesmo serviços médicos. Em todos os casos, se o cliente não
for participativo dando informações relevantes, tirando suas dúvidas,
desdobrando as recomendações sugeridas em ações; o serviço não terá
provavelmente os resultados pretendidos.
Logo, os
serviços não se limitam às empresas de serviços. Na verdade, eles podem ser o
grande diferenciam estratégico de qualquer segmento da economia. E é a partir
desse quadro que a Tecnologia da Informação vem abraçar completamente os
serviços sendo sua grande alavancadora. A Tecnologia
da informação vem moldando o setor de serviços e exercendo uma influência
nunca vista nos negócios. Ela cria oportunidades para novos produtos
viabilizando formas diferenciadas para a oferta de serviços existentes de modo
mais acessível, rápido e lucrativo. A Tecnologia da informação transforma as
ações básicas de pagamento, relatórios, pedidos, atendimento, vendas e comunicação,
mudando completamente a experiência do cliente. Uma compra pode ser realizada
dentro de casa com apenas 1 clique!
A Tecnologia permite que a informação
chegue a todo o lugar. Ela conecta pessoas, processos, parceiros, informações,
dados e até mesmo “coisas”. Facilita transações globais, provê serviços
diferenciados e ainda reúne equipes virtuais por todo o mundo. A Tecnologia da
Informação não é somente um canal, ela é capaz de transformar as pessoas e
todas as gerações. Descobrimos que não
mais nos bastamos sozinhos, precisamos nos conectar para que possamos obter conhecimento
e gerar a inteligência necessária. Ela nos tornou multitarefa! Podemos
fotografar ou filmar, mandar email, telefonar, navegar pela internet quase ao
mesmo tempo por um único dispositivo. Ela pode ser o início, o meio e o fim; ou
tudo isso de uma só forma.
Recentemente
foram divulgados pelo IBGE os resultados econômicos obtidos em 2013. E adivinhem?
Os serviços tiveram o maior impacto porque respondem por quase 70% do setor
produtivo brasileiro. Em destaque no setor estão atividades de serviços de
informação (com alta de 5,3%), transporte, armazenagem e correio (2,9%) e
comércio (2,5%). Resta-nos alguma dúvida de qual caminho seguir? Olhe para seu negócio e crie serviços
extraordinários para a satisfação do seu cliente por meio da Tecnologia da
Informação.
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